CRONOLOGIA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
1902
Nasce em Itabira (MG), em 31 de outubro, o nono filho de Julieta Augusta Drummond de Andrade e do fazendeiro Carlos de Paula Andrade.
1909
Lê o romance Robinson Crusoé, de Daniel Defoe, em uma versão infantil publicada pela revista Tico-Tico e fica encantado com as aventuras. Ele escreveria mais tarde: “E eu não sabia que minha história / era mais bonita que a de Robinson Crusoé.” (do poema “Infância”, em Alguma poesia).
1910
- Passagem do cometa Halley. Décadas depois, Drummond registrará em seu diário: “No ar frio, o céu dourado baixou no vale, tornando irreais os contornos dos sobrados, da igreja, das montanhas. Saímos para a rua banhados de ouro, magníficos e esquecidos da morte que não houve. Nunca mais houve cometa igual, assim terrível, desdenhoso e belo.” Drummond escreverá ainda dois poemas sobre o tema, “Cometa”, em Boitempo, e “Halley”, em A falta que ama.
- Inicia o curso primário no Grupo Escolar Dr. Carvalho Brito.
1912
- Pede ao pai para comprar a Biblioteca Internacional de Obras Célebres, coleção de volumes publicada pela Sociedade Internacional. No documentário O fazendeiro do ar, dirigido por Fernando Sabino e David Neves, Drummond relembra: “A base da minha formação literária está nesse monte de coisas da Biblioteca Internacional. Eram 24 volumes enormes, encadernados, Biblioteca Internacional de Obras Célebres, e com isso eu li um bocado de filosofia, um bocado de teatro, um bocado de poesia, um bocado de tudo, e fez-se uma salada no meu espírito.” A coleção é também objeto do poema “Biblioteca verde”, em Boitempo.
- Ingressa no Grêmio Dramático e Literário Arthur de Azevedo.
- Trabalha uma parte do dia como caixeiro no armazém de Randolfo Martins da Costa, seu parente e maior comerciante de Itabira. Quis empregar-se ali para ouvir as conversas dos fregueses sobre a Primeira Guerra Mundial.
1916
Ingressa como aluno interno no Colégio Arnaldo, em Belo Horizonte, e inicia amizade com os colegas Gustavo Capanema e Afonso Arinos de Melo Franco. Interrompe os estudos no 2º ano por motivo de saúde.